domingo, 26 de setembro de 2010

Iniamigas??

 

A expressão “iniamiga” é uma tentativa de tradução do inglês “frenemy”, e ficou conhecida aqui pelas bandas de Terra Brasilis através do seriado “Sex and the City”.

De acordo com o Urban Dictionary, Frenemy é a junção das palavras Friend e enemy, (amigo + inimigo) e pode ser definido como "um inimigo disfarçado de amigo" ou "alguém que é ao mesmo tempo amigo e inimigo”, “o tipo de amigo que te coloca para baixo” ou como “uma relação que é ao mesmo tempo benéfica e competitiva, cheia de riscos e desconfianças".

No blog Curveliciously Me, temos uma lista de situações para ajudar a reconhecer uma “iniamiga”:

  1. "Entenda que existem variações quanto aos "Frenemies". "Iniamigos" podem variar de pessoas insensíveis e calculistas aquelas que são inconscientemente egoístas e maldosas. Só porque a pessoa não tem a intenção de ser maldosa, isso não elimina o impacto doloroso de suas palavras. As vezes palavras impensadas podem ser mais dolorosas do que um ataque direto.

  2. Preste atenção a como você age na presença do seu potencial frenemy. Você se contrái ao pensar em estar com esta pessoa. Você se cala quando a pessoa se aproxima? Você fala mal dela para os outros com frequencia? Você sente a competição no ar quando você fala sobre trabalho, hobbies, vida amorosa ou finanças? Se você com frequencia age de uma maneira menos amorosa e centrada quando está junto desta pessoa, cuidado. Um "iniamigo" pode estar fazendo parte da sua vida.

  3. Confie nas suas reações iniciais. Os primeiros sentimentos que temos sobre pessoas e situações são, em geral, os mais precisos. Estas sensações pura e sem censuras costumam oferecer todas as informações que precisamos para classificar alguém como um frenemy. Você faz um desserviço a si mesmo ( sem contar que você se deixa ficar vulnerável a abusos) ao analisar as interações sociais com esta pessoa, questionando-se se você está sendo ou não sensível demais ou pode criar desculpas para aceitar a forma pela qual a pessoa se comporta. Se você sente que recebeu um soco no estômago emocional, então isso realmente aconteceu. Não é preciso analisar!

  4. Observe se existem padrões. Se alguém te decepciona ou age de maneira insensível de vez em quando, isto não necessariamente qualifica a pessoa como frenemy. Seres humanos são imperfeitos e assim também são as amizades. Por outro lado, se a pessoa usa você apenas para satisfazer seus próprios desejos, te insulta, quebra promessas, ignora suas solicitações ou te manipula com um comportamento passivo-agressivo (agressividade dissimulada) , isso esta além da margem de erro do que é aceitável em uma relação de amizade.

  5. Reconheça seus sentimentos ambíguos. Os frenemies são difíceis de serem decifrados porque a maior parte do tempo eles tem tantas, ou mais, qualidades positivas do que negativas. Iniamigos vão, em geral, ter os mesmos interesses e valores que você, se vocês não tivessem estas coisas em comum, seria fácil identificar seus frenemies como inimigos e removê-los do seu radar emocional completamente. Relações de amor e ódio são típicas no caso de amizades deste tipo.

  6. Compare. Ao tentar decidir se um amigo é na verdade um Iniamigo, compare a pessoa em questão com alguem que você tem certeza que é seu amigo. Traços de personalidade ficam mais evidentes quando em comparação.

  7. Procure por validação. Se você não consegue decidir sobre a pessoa, fale com algum amigo em quem você confia ou alguém com quem você se aconselha. A perspectiva de uma terceira pessoa pode ajudar a esclarecer a natureza daquelas relações difíceis de definir.

 

Creio que muitas de nós tem uma “iniamiga” assim… o que fazer? Não existe uma receita de bolo, cada caso é um caso… em alguns casos, um afastamento será necessário, em outros, não.

É importante que rezemos por essas pessoas, peçamos a intercessão de seus anjos da guarda (além de obviamente, dos nossos) e também peçamos a intercessão de Nossa Senhora, que tinha amigas (imagino eu que ser mãe do Messias tenha atraído sobre ela bastante inveja :P).

Há um lado do relacionamento que está no nosso controle mudar: o nosso lado. Sejamos melhores ainda. Boas, mas não bobas ! Saibamos colocar nossos limites com firmeza, ainda que com doçura. Perdoar é preciso, mas nem sempre perdoar significa manter uma convivência que nos faz mal. Perdoar é querer o bem, é não guardar rancor, mas nem sempre perdoar implica  necessariamente em restabelecer as coisas ao status quo ante, isto é, como estavam antes da ofensa.

Sobre perdão, indico as leituras abaixo:

Olha Primeiro a Trave no Teu Olho…

É Possível Perdoar Sempre aos Inimigos?

Não é fácil, mas na nossa caminhada de santificação, nada é fácil, a porta é estreita !

2 comentários:

  1. Nada como ter uma "cobrinha de estimação"... rs

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!

    Como sempre vc posta artigos interessantes, vou seguir este Blog por este motivo!

    Bem, uma coisa é fato em minha vida e com minha natureza, não consigo ter "iniamigos". Caso eu detecte que é um(a) iniamigo(a) o que ocorre daí por diante depende do que eu sinto e realmente sou com esta pessoa... se eu for realmente amiga desta criatura e descubro esta faceta na amizade, eu me afasto e prefiro não ter contato; pois não tenho nenhuma paciência em "cuidar" de cobras... caso esta criatura seja para mim apenas um(a) conhecido(a), onde não há de minha parte aqueeeeeeeeeela amizade, eu continuo relacionando com esta pessoa, mas fico esperta com ela!

    Rezar eu rezo sempre e por todos... e peço a Deus bons amigos e muita paciência com aqueles que não são tão bons e uma dose de sabedoria para colocar cada um no lugar que é devido em minha vida! E principalmente que eu não seja a "iniamiga" de ninguém!

    Fiquemos com Deus!
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir

Faça bom uso deste espaço! Críticas construtivas e bem fundamentadas são bem-vindas.
Os comentários são moderados.